Mural virtual SSJD 25 BPM (site)

Site 25º BPM Comunicação Interna

FLUXOGRAMA ATUAL

Militar notificado diretamente pela SSJD (circulo vermelho)- Problema no trâmite, solução notificação via Canal de Comando.

PROPOSTA:

MVP(Produto Mínimo Viável): Site em WordPress – Domínio e Hospedagem no CTDOL.

A aplicação (SITE 25ºBPM Comunicação Interna) está em desenvolvimento pelos Militares Estaduais da SSJD do 25º e coordenada pelo Sgt Jonas do 25º BPM e tem o objetivo de facilitar o controle das requisições para comparecimento das audiências, e permitir que todo o efetivo tenha uma visão geral das audiências agendadas.  A aplicação apresenta as seguintes informações: 

1 NOME COMPLETO DO ME 

2 DATA-HORA DO EVENTO

4 DOCUMENTO DE ORIGEM (Ofício em PDF do Poder Judiciário).  E Link de acesso para audiência virtual, se houver.

Informações técnicas sobre a aplicação: Recursos de tecnologia: Site em WordPress e complementos com licença OPEN SOURCE. A SSJD 25ºBPM Utilizará um banco de dados em nuvem e com backup e as informações serão disponibilizadas em formato de agenda (APLICATIVO) para facilitar a gestão dos recursos humanos do Batalhão. Também é possível ter uma visão geral (Consciência situacional) da quantidade de audiências realizadas sem a necessidade de solicitar a produção de informação.

Este projeto de apresentação tem livre acesso na internet, qualquer pessoa com o link poderá acessar as informações de audiências agendadas, porém o cadastrado dos eventos é somente para os usuários cadastrados como editores de conteúdo (Efetivo SSJD 25º BPM). As informações contida nesta aplicação são de domínio público e não classificadas com grau de sigilo.

APLICAÇÃO RESPONSIVA

ACESSO: https://25bpm.ctdol.com.br/

Metodologia de TRABALHO

1. REGISTRO: Ao receber o ofício de notificação para audiência será realizada uma verificação sumária da situação do ME, exemplos: Confirmar lotação no OPM, Plano de Férias, LTS(Longo prazo). Após o ME da SSJD vai REGISTAR IMEDIATAMENTE no banco de dados do SITE 25º BPM – Comunicações Internas. Assim a SSJD não reterá a informação  e tanto o Comando, quanto a Tropa terão conhecimento das requisições que chegam na SSJD-25ºBPM, e irá inserir o detalhes da verificação sumária no campo observações. As hipóteses, ME Tranferido, indisponível sem previsão de retorno, transferido, será informado ao Judiciário.  Porém a notificação do Militar Estadual será segunda na segunda etapa. A página de acesso para o ME da SSJD realizar o cadastro é: https://25bpm.ctdol.com.br/cadastro-da-agenda/
2. NOTIFICAÇÃO: O ato de notificar o Militar Estadual para o comparecimento em audiência ocorrerá na semana anterior à solenidade. Embora o Poder Judiciário envie algumas notificações com grande antecedência, 2 meses, a administração do Batalhão não tem condições de confirmar a presença do ME. Muitos fatores devem ser verificados antes de confirmar ao Poder Judiciário a presença do ME. Alguns exemplos que podem ser previstos: Férias, RSP, LTS, Embarcado (Força Nacional, Cursos). Também ocorrem as indisponibilidades imprevisíveis, ME envolvido em ocorrência de vulto, mas a SSJD mantém contato direto com os cartórios para ajustar essas situações. 
    2.1. ESCALA DE AUDIÊNCIAS: Justificativa: Atualmente a SSJD-25º faz um duplo trabalho de notificação dos ME. São eles: Informa os ME via whatsapp e nas quintas-feiras encaminha uma mensagem expressa para CIAs, e Setores do BTL. Apesar de funcionar este fluxo de trabalho, não é célere, nem robusto. Para solucionar a proposta é que o a SSJD publique uma ESCALA SEMANAL assinada pelo Chefe do P1 de comparecimento em audiências. Dessa forma o ME não poderá alegar desconhecimento da audiência a qual já foi previamente divulgada em um sistema de informação de livre acesso (SITE 25ºBPM – COMUNICAÇÕES INTERNAS). E embasa a administração caso ocorra alguma falta não justificada do ME. 
    2.2. WHATSAPP: Embora a ferramenta seja aceita em âmbito jurídico para que o convocado informe o ciente, na administração BM o tema ainda não foi regulado e no Direto Castrense a ESCALA devidamente publicada resolve este problema. Pois vincula o ME ao ato e não pode alegar desconhecimento. Observação, o comparecimento em audiências são considerados atos de serviço, pois o ME recebe carga horária. Dessa forma o uso do WHATSAPP da SSJD não será abolido, porém as mensagens enviadas possuirão caráter meramente INFORMATIVO. 
3. DETERMINAÇÃO: Para que esta nova forma de trabalho tenha efeitos legais e atinja o resultado satisfatório faz-se necessário que o Comando publique uma determinação a qual contenha as considerações e determinações a contar da data de sua publicação. Dessa forma todo o efetivo DEVERÁ conferir a ESCALA DE AUDIÊNCIAS, a qual será encaminhada via canal técnico (Expresso) Para as CIAs e Setores do Batalhão. 
    3.1. DESVINCULAÇÃO DA ESCALA OPERACIONAL: Atualmente a SSJD envia uma relação semanal dos ME que têm audiência, mas esse documento tem caráter informativo e não atinge o objetivo de eficiência. Pois caso ocorra alguma mudança nas audiências, exemplo cancelamento ou requisições de ultima hora, a alteração não ocorre de forma imediata. E taz prejuízos tanto para administração, quanto ao ME que teve a sua folga prejudicada ou não foi notificado em tempo hábil para o comparecimento.
4. FLUXOGRAMA
    4.1. RECEBIMENTO DO DOCUMENTO
        4.1.1. VERIFICAÇÃO SUMÁRIA (FÉRIAS-LTS-OUTROS)
        4.1.2. REGISTRO NA AGENDA PUBLICA (site 25º BPM – Comunicações Internas) Caráter informativo. Constar nome completo do ME, data/hora e cópia do documento de origem. 
    4.2. NOTIFICAÇÃO DO ME POR ESCALA. Na quinta-feira o a SSJD prepara a escala de audiências da semana seguinte e publica.
Jonas Spindler
Jonas Spindler

Idealizador do CTDOL Sistema Web.

Artigos: 54