O que é SCRUM

O Scrum foi criado por  Ken Schwaber e Jeff Sutherland para auxiliar no desenvolvimento de projetos de software na década de 90 mas só foi ficar popular nos anos 2000. Atualmente é um método ágil muito utilizado em ambiente empresarial para organização de grandes projetos. 

Ele é um processo enxuto, que trabalha com três artefatos, três papéis e algumas atividades, procurando sempre ser o mais enxuto possível. Podem se adequar a cada projeto:

O Time e os Papéis de Cada Um

Os três papéis são: Product Owner, Scrum Master e Development Team

Product Owner (ou Dono do Produto) Ele faz o funil das prioridades a serem desenvolvidas, sempre executando primeiramente aquelas que agregam mais valor ao produto.

Scrum Master Ele é responsável por garantir que o Scrum seja aplicado de maneira correta e impedir interferências externas. Papel de grande destaque porque ele também fica encarregado de mostrar ao time a importância de seguir o método ágil.

Development Team O Scrum não especifica diretamente quem são eles mas todos os envolvidos na construção do produto fazem parte desse grupo. Vale lembrar que o time se organiza para atingir as metas estabelecidas pelo Product Owner.

Atividades e Artefatos

Definido o time e seus envolvidos é preciso definir os itens e uma lista com as prioridades a serem desenvolvidas, essa lista se chama Backlog do produto. Nesta listagem os itens com maior valor e prioridade devem ficar no topo para serem concluídos antes. O ideal é que sejam definidas tarefas curtas, que durem de uma a quatro semanas.

Essa sequência de prioridades(Backlog) acompanhada de um prazo é denominada Sprint. Ela começa com um planejamento em que o Product Owner estabelece metas e prazos a serem obedecidos. É importante seguir a Sprint até o final dela pois assim pode se ter um panorama das dificuldades passadas pelo time. 

No início de cada dia é feito uma reunião curta, a Daily Scrum, onde é passado como estão sendo executadas as tarefas. O objetivo principal é trazer alinhamento e fazer adaptações caso necessário. 

Ao final de uma Sprint teremos duas etapas, a primeira onde o time inteiro revisa a Sprint entregue, essa revisão se chama Revisão da Sprint. A outra é a Retrospectiva da Sprint onde o time verifica as ações tomadas durante o processo; se foram corretas e o que pode ser melhorado para os próximos ciclos.

Com o fim de uma Sprint se inicia outra e no passar das entregas o produto começa a ter valor.  

Benefícios na prática

Utilizando o Scrum conseguimos ter melhorias significativas em vários aspectos, como por exemplo:

No decorrer do tempo a equipe passa a se comunicar melhor devido as Daily Scrum pois todos os dias precisa explicar o que está sendo feito, qual foi o pregresso obtido, quais as dificuldades que está enfrentando e quais estratégias têm gerado bons resultados e devem ser compartilhadas.

Com a transparência do método os pontos fortes e fracos ficam muito visíveis, facilitando a identificação do que não está funcionando muito bem e a partir disso, valorizar ações que estão sendo mais efetivas.

Jonas Spindler
Jonas Spindler

Idealizador do CTDOL Sistema Web.

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