IMPORTANTE! Antes de iniciar qualquer procedimento de limpeza em Banco de Dados faça um BACKUP e CONFIRA a integridade da cópia de segurança. Os procedimento de limpeza são irreversíveis, também é prudente conhecer as ferramentas e técnicas disponíveis e realizar testes em ambientes de desenvolvimento, inclusive provocando erros e corrompendo dados propositalmente. Dessa forma, criará habilidades para resolver novos problemas.

Sugestão de Plugin para Backup em WordPress: Updraftplus para wp

Plugins WP utilizado nesta explicação: Media Cleaner – Clean & Optimize Space

Método aplicado

  1. Criar um postagem de exemplo e adicionar uma mídia (PDF, JPEG,) e publicar.
  2. Executar o SCAN do Media Cleaner para verificação. Nesta etapa o resultado deverá retornar Empty. Pois significa que todas as mídias na Biblioteca WP estão vinculadas à algum arquivo de Post, Page Evento. Em outras palavras, a URL da Mídia está relacionada a alguma outra URL.
  3. Exclua a postagem de exemplo pelo.
  4. Execute novamente o SCAN, nesta etapa o resultado deverá constar a mídia que estava anexada na postagem de evento. No passo 3 só foi excluída a postagem, mas a mídias deixou de ser visível ao público e permanece na Base de Dados do site WP.
  5. Exclua a mídia.

Utilidade

Este método é eficiente para realizar limpeza em Bibliotecas WP com uma grande quantidade de dados. Por isso a importância de realizar um BACKUP robusto antes. Mídias armazenadas na Biblioteca WP e não utilizada trazem diversos problemas à aplicação, alguns exemplos são: Uso de armazenamento em Servidor Web desnecessariamente e redução da performance da aplicação.

Vantagens

Este método de limpeza é o mais simples e pode ser feito via Administrador do WordPress, ou seja não há necessidade de acessar o Cpannel da hospedagem, nem o BD principal. Caso ocorra algum problema, tal ficará isolado no diretório da aplicação WP e não comprometerá a rede.

Jonas Spindler
Jonas Spindler

Idealizador do CTDOL Sistema Web.

Artigos: 54