Produto Mínimo Viável para o Georrefenciamento pela Brigada Militar, 3º BPM, em Novo Hamburgo RS
Comandante do 3º BPM – Ten-Cel CILON Freitas da Silva
Coordenador Operacional da Patrulha Rural do 3º BPM e Desenvolvedor do MVP – 2º Sgt JONAS Henrique Spindler
Após um Estudo de Viabilidade e Impacto (EsVImp) para implantar o georreferenciamento na área rural de Novo Hamburgo- RS, foi possível concluir que é viável, não apenas implantar o Programa Novo Rumo, como também inovar com recursos tecnológicos com baixo impacto financeiro. Isso ocorre porque o desenvolvedor do projeto em Novo Hamburgo é Militar Estadual e os programas/aplicações são de uso Institucional ou de código aberto.
Programa Novo Rumo
Georrefenciamento sob a ótica polícial. TC RR Uilson Leri Cecconello.
Estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos bem como a manutenção da segurança pública, especialmente da área rural. Mapeamento de vias e cadastramento das propriedades no meio rural.
Patrulha Rural
Guarnição composta por Militares Estaduais habilitados na doutrina de policiamento rural. Os polícias realizam o cadastro, visitas e conhecem a área.

Mapeamento
O trabalho de mapeamento é composto de várias fases com complexidade variada.
FERRAMENTAS E CONCEITOS
QGIS é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica (SIG) que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. É importante destacar que esse programa é utilizado pelo Exército Brasileiro e IBGE.
Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa estadunidense do Google cuja função é apresentar um modelito tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. Também é possível realizar o tratamento de dados geoespaciais.
O Open Data Kit (ODK) é um conjunto de ferramentas de código aberto que possibilita a coleta de dados usando dispositivos móveis Android, bem como o envio desses dados a um servidor on-line. Esse processo pode ocorrer mesmo sem conexão de Internet ou dados móveis no momento da coleta. A Patrulha Rural utiliza um Formulário ODK para realizar o cadastro dos pontos para georrefenciamento de acordo com o planejamento do Coordenador Operacional.
GPX, ou GPS eXchange Format é um esquema XML designado para transferir dados GPS entre aplicações. Se pode usar para descrever pontos de passagem, trilhas ou rotas. É o arquivo gerado para que o georrefenciamento funcione. Esse pode ser salvo em aparelhos GPS ou em celulares. A leitura é realizada por aplicativos específicos, existem versões de uso livre (OPEN-SOURCE)
GeoPackage é um formato de dados aberto, não proprietário, independente de plataforma e baseado em padrões para sistema de informações geográficas implementado como um contêiner de banco de dados SQLite. Todos os dados serão salvos neste banco de dados específico para garantir a integridade dos dados geoespaciais.
METODOLOGIA DE CADASTRAMENTO DOS LOCAIS
A guarnição PM utilizará um formulário ODK. Os dados serão encaminhados para uma planilha, nessa o desenvolvedor irá tratar o conteúdo e montar o GEOPACK no QGIS.
BANCO DE DADOS GEOESPACIAIS
Seguindo as boas práticas de desenvolvimento e legado a Instituição pode criar, sem ônus, um banco de dados geoespaciais (GEOPACKAGE) com inúmeras informações. É possível disponibilizar os dados em camadas com níveis de acesso, público e reservado.
Os dados geoespaciais possuem diversas aplicações na gestão. Desde controle, produção de conhecimento até transparência na gestão. Nesta metodologia é possível inaugurar um serviço de produção de mapas sob demanda. Como os programas são de código-aberto (OPEN-SOURCE) a Instituição não precisa pagar licenças de uso. Todavia há necessidade que a equipe de desenvolvimento e manutenção possua constante atualização.
Os mapas abertos podem ser disponibilizados aos órgãos públicos, exemplo o SAMU para um rápido atendimento. Os dados abertos não possuem informações sensíveis, protegidas tais como CPF – Telefone particular.
As camadas de dados reservados também possuirão subníveis de acesso, necessário uma política de acesso, termo de compromisso.
EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO
Preferencialmente composta por Militares Estaduais com conhecimento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Caso o ME não possua formação acadêmica em ADS, é possível atuar na equipe mediante mentoração.
COORDENADOR OPERACIONAL DA PATRULHA RURAL
Graduado com conhecimento nos sistemas Institucionais de comunicação. Oficce 365.
OFICCE 365 Das várias ferramentas disponíveis os destaques são:

SharePoint é uma plataforma de aplicações Web da Microsoft, com utilização na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos, e publicação de aplicações web.
OneDrive, é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos, somente amigos, usuários definidos ou privados
MVP para Lomba Grande – Novo Hamburgo RS
Na comunidade de desenvolvimento o Produto Mínimo Viável é um conceito muito utilizado para entregar uma ideia de valor durante o desenvolvimento do projeto e evitar gastos desnecessário de recursos.
O primeiro MVP para Lomba Grande será:
Criar um mapa com limites da Lomba Grande NH e georreferenciar integrando Google Maps os ponto de divisa de área e disponibilizar mapa na web e impresso (PDF).
