Então você teve uma grande ideia e quer empreender, certo? Uma das metodologias mais conhecidas para o desenvolvimento de produtos e serviços é a do Produto Viável Mínimo. Ela foi criada no berço do empreendedorismo e exposta junto ao conceito de lean startup.
A ideia é simples: validar o potencial de uma ideia antes de investir muito dinheiro nela. Porém, a execução desse conceito talvez seja o principal desafio para os criadores de produtos e serviços. O que é compreensível: atire a primeira pedra quem nunca se empolgou com uma boa ideia e quis lançá-la da melhor forma possível!
Conceitualmente, fazer um MVP (Minimum Viable Product) é construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possíveis para entregar a principal proposta de valor da ideia.
O objetivo deste post é mostrar por que e como implementar o conceito de Produto Viável Mínimo na sua empresa (ou até mesmo na sua vida/projeto). Além disso, vamos dar algumas dicas práticas para você maximizar os seus recursos.
Por que você deve considerar o conceito de MVP?
A origem do MVP vai ao encontro do conceito Lean, amplamente utilizado por gigantes dos negócios como a Apple e o Facebook em suas escaladas de crescimento. A ideia central consiste em otimizar o uso dos recursos de forma a garantir a maximização do retorno. O MVP se encaixa nesse contexto como método para validar o retorno de determinado investimento, mesmo antes de o produto estar completamente finalizado.
A tática consiste em basicamente usar criatividade e raciocínio para criar uma versão simplificada do que você pretende comercializar. Dessa forma, pode testar a receptividade do seu produto no mercado. A partir do feedback recebido, você deve desenvolver as suas hipóteses sobre como a sua ideia atende aquela demanda.
O Growth Hacking é uma metodologia que se apoia muito nesse conceito. Os experimentos equivalem aos MVPs e são implementados (onde ocorre o real investimento) somente quando sabemos que o resultado é positivo. Muitas vezes até testamos diversas versões do MVP antes de adotar a real solução.
Exemplo prático de MVP
Imagine um modelo de negócio para um food truck de comida mexicana. Com toda a ideia no papel, temos duas opções para começar o negócio:
Investir no desenvolvimento do melhor truck possível, personalizado e que permita entregar os melhores burritos quentinhos em todos os cantos da cidade;
Investir somente no desenvolvimento do produto principal (a sua receita de burrito), encher o porta-malas do seu carro com eles e tentar vender em alguns pontos da cidade.
Note que a principal proposta de valor do food truck está presente no MVP: oferecer burrito onde você quiser (ou onde a demanda estiver).
Para qualquer empreitada, podemos ter resultados bons ou ruins e em diferentes proporções. Considerando os três cenários abaixo como possíveis, vejamos o que acontece em cada um deles quando implementamos o MVP ou o produto final:
No mundo dos negócios é raro acertar o alvo na primeira tentativa e colocar todos os seus recursos em um palpite é bastante arriscado.
No exemplo do food truck mexicano, o conceito de MVP validou se a ideia realmente tinha potencial com feedbacks reais. O uso do conceito tornou a relação de retorno sobre investimento em um food truck de burritos muito mais consciente, estruturada e previsível.
3 passos simples para criar e melhorar seus MVPs
Eles são os seguintes:
Definir a proposta de valor
Testar a resposta do mercado
Iterar
A seguir, vamos ver cada um deles separadamente.
Primeiro passo: defina qual é a proposta de valor do MVP
Todo modelo de negócio começa com a hipótese de que determinada proposta de valor atrairá a atenção do mercado e gerará receita a ponto de obter lucro. Em outras palavras, a proposta de valor é o principal output do seu produto ou serviço para o usuário.
Aspectos que tornam essa oferta ainda mais atrativa ou complementam o produto são vistos como secundários nesse momento.
Pense qual é a proposta de valor do seu negócio. A imagem abaixo é um ótimo exemplo de como fazer isso:
Segundo passo: teste a resposta do mercado
Após desenvolver um MVP que contemple a proposta de valor, é hora de entender o interesse do mercado no produto a ponto de justificar o investimento.
Existem muitas formas de validar a ideia. Uma delas é fazer um teste alpha, que consiste em lançar o produto ou serviço para um público controlado. Já no teste beta, divulga-se o MVP para o público geral.
No exemplo do food truck, fizemos os testes nos lugares onde pretendíamos vender com o truck, ou seja, realizamos um lançamento geral.
Atenção: os lançamentos controlados são mais indicados para soluções que podem apresentar problemas inesperados caso haja muita demanda. É o caso do mercado de softwares.
Nesse passo, precisamos fazer duas coisas com maestria:
Entender o nível de receptividade do público para a sua proposta de valor
Aprender quais são os principais pontos de melhoria que podem/devem ser considerados para aumentar os resultados
Terceiro passo: a iteração
Após o teste do Produto Viável Mínimo, é chegada a hora de interpretar os feedbacks recebidos.
Nem tudo o que o usuário diz faz real sentido para o seu modelo de negócio, mas ainda assim o mercado é a melhor forma de testar o seu modelo de negócio.
Antes de realizar o investimento, avalie se a sua hipótese precisa de mais testes. Então, priorize o que realmente faz sentido para a construção de valor da sua proposta.
Caso sua percepção seja positiva, avance na direção do produto final. Caso contrário, use seus aprendizados para formular um nova hipótese e alinhar a sua proposta de valor com as aspirações do mercado.
Dúvidas Frequentes:
O que é MVP?
Em negócios, MVP é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Significa construir a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Assim, é possível validar o produto antes de seu lançamento.
O que é um projeto MVP?
Um projeto MVP está relacionado ao conceito Lean, ou seja, otimizar o uso dos recursos garantindo a maximização do retorno. Nesse caso é preciso usar a criatividade e raciocínio para criar uma versão simplificada do que você pretende comercializar. Após testar a receptividade do seu produto no mercado e receber feedbacks, então é o momento de desenvolver as suas hipóteses sobre como a sua ideia atende aquela demanda.
Como criar um MVP?
Para criar um projeto MVP a primeira coisa que deve ser feita é a definição de uma proposta de valor, ou seja, como o seu projeto vai chamar a atenção do mercado para gerar lucro. Depois, entenda o interesse do mercado em relação ao produto ou serviço (que justifique o investimento), e por último interprete os feedbacks recebidos.
Fonte
https://resultadosdigitais.com.br/marketing/mvp-minimo-produto-viavel/