A sigla GT³ simboliza a catalisação nas frentes de gestão comando e controle tanto operacional, quanto administrativo. A equipe de trabalho designada está observando, mapeando, construindo e principalmente documentando as metodologias e procedimentos de gestão. Por tratar-se de um trabalho de inovação e descobrimento das melhores práticas alguns procedimentos são descontinuados, porém toda a experiência e resultados são documentados, dessa forma novos colaboradores não precisarão dedicar esforços em uma ideia que já foi abordada e descartada num primeiro momento, todavia a documentação estará disponível para novos estudos.
O que está em PRODUÇÃO NO 3º BPM?
Compliance: o que é, quais as vantagens e como aplicar em uma empresa?
Fonte: https://trevisan.edu.br/2023/04/10/compliance
Para que uma empresa se destaque no mercado, é necessário pensar em estratégias que garantam uma boa imagem. Uma vez que a organização consegue reter talentos, fazer bons acordos com fornecedores e realizar negociações mais eficientes, ela melhora os resultados de mercado e aproveita oportunidades onde empresas que não atuam com compliance conseguem.
O compliance empresarial se refere a um conjunto de políticas, procedimentos e práticas destinadas a garantir que uma empresa opere de maneira ética e conforme as leis, regulamentos e padrões internos e externos relevantes. Este conceito visa diminuir riscos legais e financeiros, aumentar a eficiência operacional e melhorar a reputação e a imagem da empresa.
O que é compliance?
Com o mundo dos negócios cada vez mais complexo e regulamentado, as empresas precisam estar atentas ao cumprimento das leis e normas aplicáveis ao seu setor de atuação. Nesse sentido, o compliance empresarial surge como uma importante ferramenta para garantir a conformidade da organização com as exigências legais e éticas.
O conceito consiste em práticas e políticas adotadas por empresas de diferentes portes para garantir a conformidade com normas e leis aplicáveis ao seu setor de atuação, prevenindo e detectando até possíveis irregularidades e fraudes, além de proteger a reputação da organização e minimizar os riscos operacionais.
Vantagens de utilizar o compliance empresarial
Nos últimos anos, a importância das estratégias de compliance tem sido muito reconhecida, principalmente devido ao aumento da regulamentação e da pressão dos consumidores e parceiros por mais transparência e responsabilidade corporativa.
Existem várias vantagens em adotar uma abordagem de compliance em sua empresa. Abaixo, destacamos as das principais:
Redução de riscos
Ao adotar políticas e procedimentos para garantir a conformidade com as leis e normas aplicáveis, a empresa evita multas, sanções e outras penalidades decorrentes do não cumprimento das regras. Além disso, a adoção de controles internos efetivos reduz as oportunidades para a ocorrência de fraudes e desvios.
Melhoria da reputação
Ao cumprir as leis e normas aplicáveis, a empresa demonstra comprometimento com a ética e a transparência em seus negócios. A ocorrência de fraudes e desvios pode ter um impacto significativo na imagem que os clientes, fornecedores e investidores tem da empresa.
Melhoria da eficiência operacional
Ao trabalhar com políticas e procedimentos claros e objetivos, a organização facilita a tomada de decisões e a execução das atividades, podendo identificar e corrigir possíveis falhas nos processos, o que pode levar a ganhos de eficiência e redução de custos.
Acesso a novos mercados
Em alguns setores, o compliance empresarial pode ser um requisito para a participação em determinados mercados. Por exemplo, empresas que atuam no mercado de capitais precisam cumprir uma série de normas e regulamentações para acessá-lo. Isso pode ser um diferencial competitivo para a empresa, podendo ser vistas como mais confiáveis e transparentes pelo consumidor e por organizações em busca de parcerias.
A Nova Lei de Licitações adiciona mais um impacto: com ela em vigor, empresas licitantes devem obrigatoriamente possuir um programa de integridade (compliance) implantado ao realizar licitações de grande vulgo (aquelas cujo valor estimado seja superior a R$200 milhões) ou implantá-lo no prazo de até 6 meses após a assinatura do contrato.
Um Programa de Integridade pode ser definido, conforme previsto no Decreto Federal n° 8.420/2015, artigo 24 como “um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.
Além da definição, o decreto também menciona mais de 15 critérios que devem ser avaliados, mensurados e documentados pelo profissional de compliance.
Maior segurança jurídica
Ao adotar o compliance, a organização evita disputas judiciais e reduz os riscos de conflitos. Além disso, essa ferramenta pode ajudar a empresa a se defender em caso de disputas judiciais. Os controles internos e a documentação das atividades podem ser usadas como evidências em processos judiciais e administrativos.
Como aplicar o compliance em seu negócio
O compliance empresarial abrange diferentes áreas, incluindo finanças, recursos humanos, marketing, operações, meio ambiente, saúde e segurança, etc. Para implementá-lo em sua empresa, é preciso adotar algumas medidas importantes. A seguir, destacamos algumas delas:
Identificar as normas aplicáveis
O primeiro passo é identificar as normas e regulamentações aplicáveis ao seu setor de atuação. É importante compreender claramente as leis e regulamentações que sua empresa precisa cumprir para evitar multas e sanções.
Desenvolver políticas e procedimentos de compliance
Com base nas normas e regulamentações identificadas, é necessário desenvolver políticas e procedimentos que estabeleçam as diretrizes da empresa com as regras aplicáveis. Estes devem ser claros, objetivos e adequados à sua realidade.
Implementar controles internos
É necessário implementar controles internos para garantir a efetividade das práticas de compliance. Eles podem incluir a diferença de funções, a implementação de controles de acesso, a revisão de documentos e o processo de auditorias internas.
Treinar os colaboradores
Os colaboradores são fundamentais para que as práticas se tornem efetivas. É importante treiná-los para entenderem as políticas e procedimentos de compliance de sua empresa e saber como aplicá-los na rotina de trabalho.
O que já está em produção?
GALOPE Virtual
Todo motorista realiza uma verificação da viatura que será utilizada no serviço. Por meio de um formulário o Militar Estadual insere informações como: Data-Hora de Emprego – Nome Motorista – Quilometragem Inicial e Observações. Após o envio do formulário o P4 recebe a atualização em um painel de dados.
Um site da plataforma SharePoint que funciona como um MURAL VIRTUAL para facilitar a comunicação do efetivo do 3º BPM. O acesso é controlado pelo e-mail funcional do Militar Estadual.
Os pontos de interesse, POIs, para a atividade-fim estão georreferenciados e disponíveis para o efetivo por meio de um site que tem a performance de aplicativo, ou seja, é otimizado para celulares e mantém a execução dos mapas mesmo em locais com sinal de internet instável ou inexistente.
Sistema em fase de homologação, o qual permite o comando obter a consciência situacional e controle das atividades no Batalhão.
Estudos e criação de mapas interativos de forma periódica e sob demanda para compreensão de fenômenos e subsidiar os gestores, comando, na tomada de decisão e planejamento das ações policiais. O acesso aos mapas com as camadas de dados é restrito.
Conceito inicial – Inteligência geoespacial (GEOINT) pode ser conceituada, segundo a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial estadunidense (NGA) como “a exploração e análise de imagens e de informações geoespaciais para descrever, avaliar e representar visualmente características físicas e atividades geograficamente referenciadas na Terra”.[1] Deste modo, a GEOINT pode ser entendida como o ramo especializado da atividade de inteligência que busca produzir conhecimentos com base em informações geográficas, a fim de subsidiar o processo decisório. Evoluiu a partir da tradicional inteligência de imagens, graças ao desenvolvimento dos sistemas de informações geográficas, que permitiram a integração das imagens obtidas através de sensoriamento remoto e informações georreferenciadas com dados obtidos de outras fontes, tudo em documento único, normalmente consubstanciado na representação gráfica de determinada parte do terreno – Geoespatial Intelligence Basic Doctrine, National Geoespatial Agency, EUA, 2006
Utilização na atividade-fim no 3º BPM
Obter dados georreferenciados de diversas fintes e produzir mapas com camadas de informações relevantes ao processo decisório no comando do Batalhão. A fase inicial do GEOint é um desdobramento do trabalho da seção de comando do 3º BPM e da metodologia Gestão Total 3, GT³, a qual une inovação e gestão de alta performance com o objetivo de entregar a consciência situacional aos gestores e garantir que as atividades do Batalhão estejam em conformidade, compliance, com as normas vigentes.
A produção dos mapas segue as seguintes diretrizes:
1 Segurança do acesso à informação sensível;
2 Facilidade de interpretação dos mapas;
3 Registro da metodologia de Extração, Tratamento e Carregamento dos dados (ETL);
4 Boas práticas de desenvolvimento para garantir o LEGADO e ESCALABILIDADE nas soluções tecnológicas.
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